1 coríntios 10:31 e João 17:4
Introdução:
O propósito maior da vida cristã não é conquistar bens materiais, fama ou satisfação pessoal, mas glorificar a Deus em tudo. A Bíblia revela que Deus nos criou, salvou e nos chama para viver de forma que Seu nome seja exaltado. Vivemos em uma geração que busca reconhecimento próprio, mas o cristão é chamado a viver de maneira oposta: não para si, mas para a glória de Deus.
Muitas vezes limitamos nosso culto a Deus somente aos sábados e domingos, nesses momentos de comunhão e adoração coletiva, porém, o culto que agrada a Deus é aquele que nunca acaba, mas se estende em nossa casa, permeia nossas relações, nosso trabalho e toda nossa vida. Neste estudo, veremos o que significa glorificar a Deus com a vida, como fazer isso na prática, e por que isso é essencial para o cristão verdadeiro.
Isaías 43:7
Desde a criação, Deus formou o homem com o propósito de refletir Sua glória. Isso significa manifestar Seus atributos — amor, justiça, santidade, bondade — em nossa vida. Não somos o centro da história; Deus é. Desta forma, devemos viver uma vida que valha a pena e honre a Deus.
Deuteronômio 6:4-7, Efésios 5:22-28, 6:1-4
A maioria de nós, muitas vezes achamos que o nosso culto é aos finais de semana, quando as luzes estão apagadas, o grupo de louvor está adorando e o pastor está pregando… Porém, nosso culto nunca acaba, a forma como vivemos nossa vida de todo dia é um culto a Deus. A maneira que tratamos nossos maridos, esposas, pais e filhos, revelam a quem nós glorificamos.
Romanos 12:2, João 4:34
Uma das maiores formas de glorificar a Deus é através da nossa obediência. Cumprir sua vontade, estar pronto a obedecê-lo e ter um coração quebrantado e sensível à sua voz é glorificar a Deus.
Hebreus 10:25, João 2:17
Apesar da nossa vida cotidiana revelar a Cristo, o culto em comunidade não é substituível. Uma coisa não nos isenta da outra. Estar em comunhão com a igreja, participando ativamente das programações, estar inserido em pequenos grupos e estar envolvido nesse ambiente de adoração e presença de Deus é uma grande forma de glorificar a Deus. Fomos feitos para estar em rebanho, inserido numa vida coletiva.
Mas se pararmos para observar, muitas vezes não conseguimos glorificar a Deus nem nesse momento, porque estamos dispersos, preocupados com outras coisas e não aproveitamos. Às vezes perdemos até o temor, ficamos conversando, mexendo no celular, saindo toda hora do templo…o temor e o zelo pela presença de Deus revelam se de fato glorificamos a Deus
Para concluir, precisamos entender que não temos duas vidas. Muita gente pensa dessa forma “a vida espiritual e a vida secular”, mas na verdade tudo é uma coisa só! Viver de propósito, honrando e glorificando a Deus exige que sejamos transformados à Sua imagem e semelhança.
rodrigo.penasso@hotmail.com