Romanos 12:2
Definição de moral/ ética/ valores:
Ética deriva da palavra grega êthos, que quer dizer “caráter”.
Ética é o que diz respeito à ação quando ela é refletida, pensada. A ética preocupa-se com o certo e com o errado, mas não é um conjunto simples de normas de conduta como a moral. Ela promove um estilo de ação que procura refletir sobre o melhor modo de agir que não abale a vida em sociedade e não desrespeite a individualidade dos outros.
A moral é uma espécie de conjunto de hábitos e costumes de uma sociedade. A moral, em geral, faz-se de acordo com a cultura de um local em um determinado espaço de tempo. Normalmente, alguns elementos da sociedade influenciam-na, como a religião, o modo de vida da sociedade, o acesso que essa sociedade tem à informação e o uso que as pessoas de determinado recorte social fazem da informação.
Existe, no interior de cada sociedade, um conjunto de valores que especificam e diferenciam o que é bom do que é ruim, o que é o bem e o que é o mal, aquilo que é melhor do que é pior, o que pode e não pode ser feito, etc. Isso significa dizer que os valores morais são uma espécie de “código de conduta” que dita como cada indivíduo deve agir no interior daquela sociedade para integrar-se e adequar-se a ela.
Como você enxerga a nossa sociedade hoje, com relação aos valores morais e éticos? De que maneira isso impacta o evangelho?
Introdução:
A gente pode perceber que a relação entre a Igreja e os padrões do mundo sempre foi uma questão delicada. Desde os tempos bíblicos, Paulo já alertava os cristãos para não se moldarem ao jeito de pensar e viver do mundo. E isso continua muito atual. De várias formas, somos constantemente tentados ou atacados por ideias que vão contra os valores cristãos. Se a gente parar pra observar, estamos sendo bombardeados com absurdos que tentam normalizar o que é errado. Vivemos em uma sociedade sem uma identidade firme, que se contradiz o tempo todo e parece ter perdido o rumo.
Quais são os padrões do mundo hoje?
1 João 5:19, Tiago 4:4
Paulo nos exorta a não nos conformar com os padrões do mundo, e quais então são esses padrões?
Segundo o chat cpt, esses são os Valores mais disseminados atualmente:
A influência maligna e inversão de valores nas Igreja atuais
2 Timóteo 4:2- 5
Infelizmente, essa cultura tem entrado cada vez mais forte nas igrejas. Quando olhamos o panorama geral da Igreja brasileira, percebemos que coisas absurdas tem feito parte das igrejas hoje. O evangelho coach, que diz que você é o centro do universo e tudo precisa girar em torno da sua felicidade; a teologia da prosperidade, que coloca Deus em lugar de subserviência; a teologia liberal, que diz que você não precisa ser radical não, pois Deus te entende. Um evangelho sem renúncia, sem compromisso, ou seja, um show de horrores, um show de mentiras e de entretenimento barato. Hoje temos igreja para todos os gostos.
“Chegará um dia que no lugar de pastores alimentando as ovelhas, teremos palhaços entretendo bodes.” Charles Spourgeon
Existe uma cultura eterna e Deus não muda
Hebreus 13:8, malaquias 3:6 e Mateus 24:35
Diferente da sociedade, Deus é imutável. Podem passar céus e Terra, mas as palavras do Senhor não passarão. Seu Reino é eterno. Seus valores são imutáveis. O pecado continua sendo pecado, ainda que o mundo tente normalizar. Agradá-lo exige obediência radical.
O reino de ponta de cabeça:
Lucas 9:23 e 24 e Lucas 14:25-27
Enquanto o mundo tem propagado essas inverdades sobre a sociedade (inclusive sobre nós, filhos de Deus), o convite do evangelho continua o mesmo de 2 mil anos atrás: Quem quiser vir após vir, carrega a sua cruz diariamente e siga após mim.
Há um preço em ser amigo de Deus e seu discípulo: Custa tudo.
Para cada um dos valores mais disseminados no mundo atualmente, existe uma verdade bíblica que os confronta:
rodrigo.penasso@hotmail.com