João 3
Publicado em 11/10/2025
Introdução:
A mensagem de Jesus a Nicodemos continua ecoando com poder até os nossos dias. Para entrar no Reino dos Céus é necessário nascer de novo — não de modo natural, da carne ou do ventre, mas nascer do Espírito. Esse é o chamado urgente de Cristo: um convite à transformação total, à renovação interior que só o Espírito Santo pode realizar.
Não há outro caminho para o Reino, a não ser experimentar uma vida nova, onde o velho homem morre e uma nova criatura é formada em Cristo.
Infelizmente, muitos estão há anos dentro da igreja, mas permanecem sem evidências desse novo nascimento. Continuam presos aos mesmos pecados, aos mesmos vícios e hábitos que não glorificam a Deus. Carregam o nome de cristãos, mas ainda vivem como antes, guiados pela própria vontade, e não pela direção do Espírito.
Porque precisamos nascer de novo?
Romanos 3:23, Romanos 3:10-12, Romanos 1:16
A bíblia diz que não há um justo sequer na Terra, todos nasceram do pecado, portanto, todos os homens pecaram e foram destituídos da glória de Deus. O pecado afastou o homem de Deus, fazendo com que houvesse separação entre eles.
A mensagem do evangelho vem como uma boa notícia para os pecadores. Cristo fez por nós o que ninguém poderia fazer, nos reconciliou com o Senhor. Antes o que havia sido perdido, agora é reatado através de Seu sacrifício. Cristo, nos reconciliando com Deus, deu a oportunidade de nos tornarmos seus filhos. Nos tirou do Reino das trevas e nos transportou para o Reino de Luz.
Precisamos do novo nascimento porque a nossa natureza é caída, limitada, e sem Cristo, não podemos acessar o reino de Deus.
O que é o novo nascimento?
Ezequiel 36:26-28, 2 coríntios 5:17, Efésios 2:1-5
O novo nascimento é uma obra puramente espiritual. Ele é operado em nós através do Espírito Santo, que nos vivifica, e nos molda segundo a vontade do Senhor.
Trata-se de uma mudança interior profunda, onde o velho modo de viver é deixado para trás e surge uma nova criatura em Cristo. Nascer de novo é receber uma nova vida vinda de Deus, marcada pela fé em Jesus, pelo arrependimento dos pecados e pela ação renovadora do Espírito Santo.
Imagine o nascimento de um bebê: ele vem ao mundo como uma tela em branco, nasce em um ambiente familiar e cultural e aos poucos, vai adquirindo a cultura daquela casa. Fala como seus pais, anda como seus pais, se veste de acordo com seus pais e assim sucessivamente. Nascer novamente é exatamente assim, quando nos tornamos filhos de Deus, passamos a estar inseridos na cultura do seu povo, e automaticamente, nos parecermos mais com Ele.
Como ocorre o novo nascimento?
Romanos 10:9 e 10
O novo nascimento ocorre quando confessamos que Cristo é o nosso Senhor e Salvador. É um processo: somos expostos à mensagem do evangelho, reconhecemos nossos pecados e falhas e que não há nada que façamos para reverter isso e aceitamos o Sacrifício de Cristo por nós, o reconhecendo como único e suficiente Salvador das nossas almas.
A partir daí, o Espírito Santo passa a operar em nós o novo nascimento, fazendo com que sejamos expostos ao processo de santificação.
Quais são as implicações/ evidências no novo nascimento?
Apesar de ser uma obra interna, as evidências do novo nascimento são externas. Quando alguém nasce do espírito, ela é guiada pelo espírito. Morre para suas vontades e passa a viver para a vontade de Deus. O testemunho público é diferente, suas atitudes são diferentes, pois ela pertence a um novo Reino, então, ainda que aos poucos, ela vai se adequando àquela nova cultura.
Algumas das evidências que podemos citar são:
rodrigo.penasso@hotmail.com