Salmo 27.14 – 1 Pedro 5.7
Publicado em 17/05/2025
Definição de confiança:
crença na probidade moral, na sinceridade, lealdade, competência, discrição etc. de outrem; crédito, fé.
crença de que algo não falhará, de que é bem-feito ou forte o suficiente para cumprir sua função.
Confiança é a entrega total, integral e irrestrita a algo ou alguém.
Introdução:
Nos dias de hoje, percebemos um grande ataque à nossa fé, no sentido de que quase sempre somos tentados a confiar em nosso próprio braço. O imediatismo, a confiança em si mesmo faz com que muitas vezes deixemos de viver o melhor de Deus. Temos vivido ansiosos, desesperados, preocupados e cada vez mais distantes de Deus. Infelizmente, esse cenário tem se intensificado nas igrejas também. Não é raro conhecermos cristãos que não confiam em Deus.
Confiar em Deus é depositar nossa fé, segurança e esperança nEle, mesmo quando não entendemos as circunstâncias. É crer que Ele é soberano, bom e fiel — sempre e que nada foge de seu controle.
Nossa confiança não deve depender das circunstâncias, mas do caráter de Deus. Ele é imutável e digno da nossa total entrega.
Porque confiar em Deus?
Isaías 26:3-4, Jeremias 17:7 e 8, salmos 125:1 e 2
Em primeiro lugar, precisamos entender que Deus é merecedor da nossa confiança, pois ele é Justo, fiel e íntegro. Deus é a fonte de todo bem. Não existe erro, falha, sombra de dúvida e nenhum mal nEle. Ele não errou em nenhum momento da história, e não será na sua vez que ele o fará.
Além de sua dignidade, a bíblia diz que Deus zela por quem confia nele. Deus guarda, conserva, cuida daqueles que colocam a esperança e confiam nele.
E Confiança é o sentimento que resulta do conhecimento. Quanto mais conhecimento sobre quem devemos confiar, melhor formamos um conceito positivo ao seu respeito e mais fácil fica depositar confiança na mesma.
Confiança não é sobre nós, mas sobre quem Ele é.
Muitas vezes, a nossa falta de confiança vem da nossa falta de conhecimento sobre quem ele É.
O que acontece quando confiamos?
Abraão: (Gênesis 12:1-4 e 22) Um homem chamado de amigo de Deus, o pai da fé. Aquele que Deus escolheu para dar início ao seu povo.
Abraão viveu muitos milagres porque confiou e obedeceu a Deus. Abriu mão de seu conforto, seus planos e cumpriu os planos de Deus. Isto é confiança!
Paulo: (2 coríntios 4:7 e 8, 16 ao 18) Foi um homem que encontrou contentamento em Deus. Ele tinha conhecido Jesus e experimentado de Seu poder, e isso lhe era suficiente. Paulo confiava tanto em Deus, que abriu mão de tudo o que havia conquistado até seu encontro com Jesus. Ele deixou suas posições de honra, seu prestígio nas sinagogas e entre os mestres da lei, e confiou no evangelho de Jesus, abrindo mão de sua própria vida por amor a Ele.
Como confiar mais em Deus?
Marcos 9: 21 -24
A primeira coisa que precisamos entender é que confiança parte do conhecimento, precisamos desenvolver um relacionamento profundo com Deus. Somente conhecendo seu caráter e andando com ele, podemos depositar nossa confiança nele:
rodrigo.penasso@hotmail.com