Frieza espiritual

apocalipse 2:1-7 e 3:14-22

Introdução:

O conceito deste tema é: “Frieza espiritual, em termos religiosos, refere-se a um estado de apatia e desinteresse na vida espiritual, afetando a conexão com Deus e o fervor na fé. É como se a chama da fé estivesse diminuindo, tornando-se menos vibrante e quente.”

 

Essas duas passagens são uma mensagem de Deus às igrejas de éfeso e laudiceia, respectivamente, mas são muito atuais e também exortam as igrejas de hoje em dia. 

Se pararmos para observar o cenário atual do evangelho, vamos perceber que nos acostumamos a viver de maneira morna e sem fervor. 

Aqui no Brasil, juntos, cristãos católicos e evangélicos representam cerca de 85% da população. Nós, protestantes, representamos cerca de 30% da população. Isso é um número significativamente alto. 

Se todos que se consideram cristãos, fossem comprometidos com o evangelho verdadeiro, como o país estaria hoje?

 

O que nos leva a frieza espiritual?

    • Distrações (Juízes 16:15 ao 22): Na história de sansão, vemos que as distrações fazem com que fiquemos longe do Senhor. Dalila não era o inimigo de sansão, ela era uma distração que os inimigos usaram para atingir a vida de sansão.
  • Preocupações com essa vida (Mateus 5:19-21): Onde estiver nosso tesouro ali estará nosso coração… Muitos de nós estamos tão preocupados em ter uma vida boa e confortável, que nos esquecemos de Deus. 
  • O aumento da iniquidade (Mateus 24:12): A normalização do pecado e desobediência faz com que o nosso amor se esfrie e consequentemente, nos afastam de Deus.
  • “Semear” no lugar errado (Gálatas 6:7 ao 9): Tudo que semeamos, vamos colher. Se gastamos nossa vida investindo tempo no que é pecado e não agrada a Deus, vamos colher frutos carnais, mas se semearmos no espírito iremos colher frutos eternos.

 

O pecado do abandono do primeiro amor e da frieza espiritual:

Apocalipse 2:4 e 5 e 3:19

Nós temos a tendência errada de achar normal perder o primeiro amor e estar frio espiritualmente. Acreditamos que isso faz parte da caminhada cristã e acabamos nos acostumando com essa condição: ser morno no amor e serviço a Deus. 

Aqui fica muito evidente que Jesus trata isso como pecado, se não fosse assim, ele não teria dito para ambas igrejas se arrependerem. Não é normal viver “perdendo” o primeiro amor. 

Vamos entender o que significa o primeiro amor:

Essa expressão tão usada e disseminada nas igrejas, muitas vezes vem acompanhada de um entendimento equivocado. 

O real significado desta expressão é na verdade, que o amor de Deus é a prioridade em nosso coração. É um fogo de grande intensidade em nosso íntimo, que coloca Jesus acima de todas as demais coisas!

Sendo assim, quando “perdemos” o primeiro amor, significa que colocamos outra coisa em primeiro lugar em nosso coração, e isso é pecado e requer arrependimento. 

A bíblia nos diz que o primeiro mandamento é amar a Deus sobre todas as coisas, de toda alma, de todo coração e todo entendimento. O que foge disso é pecado!

 

Diante de tudo isso, como resgatar o primeiro amor e vencer a frieza espiritual?

Isaías 59:1 e Jeremias 29:13

Sempre achamos que existe uma fórmula mágica ou algo muito complexo e elaborado para resolver nossos problemas, mas na verdade o que nos tira desse lugar de apatia espiritual é justamente a simplicidade do evangelho. 

  • Arrependimento (salmos 51:10)
  • Vida em comunidade (Atos 2:42)
  • Disciplinas espirituais (1 coríntios 15:58)

A medida do amor não é a paixão, é a obediência e a constância!

Compartilhe em suas redes sociais

Endereço

Rua Dr. José Gomes de Oliveira Filho, Nº8 - Conj. Mauro Marcondes

Entre em Contato

rodrigo.penasso@hotmail.com

Política de privacidade

Formulário de Direito dos Titulares

Siga-nos

© IGREJA MINISTÉRIO AMOR ÁGAPE ® 2025. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.