Introdução:
Quando pensamos em mergulho, logo nos vem à tona que mergulhar se dá em lugares profundos. É impossível mergulhar em águas rasas. É prejudicial.
Com o Espírito Santo é a mesma coisa, mergulhar é muito mais profundo e prazeroso do que apenas entrar na água. Nossa dependência do Espírito Santo nos conduz a lugares mais profundos e a experiências reais, não apenas baseadas no que ouvimos falar, mas naquilo que vivemos.
O convite de Deus a profundidade:
Ezequiel 47:1-5, Deuteronômio 4:29, Jeremias 29:13
Deus nos convida a não apenas tocar as águas do Espírito, mas a mergulhar completamente nEle, vivendo uma vida cheia de Sua presença, poder e direção.
O convite de Deus é que a gente entre num nível de profundidade em nosso relacionamento que não seja mais possível que “passemos andando pelas águas do Espírito”, mas apenas a nado.
Deus quer nos conduzir a um nível mais profundo de relacionamento com ele, pois seu prazer é se revelar.
“A superficialidade é a maldição da nossa época. A doutrina da satisfação instantânea é um problema espiritual primário. A necessidade desesperada hoje não é por um maior número de pessoas inteligentes ou talentosas, mas por pessoas profundas.” (Richard Folster, Celebração da disciplina)
Quem é o Espírito Santo?
João 4:24, Romanos 8:26, 2 coríntios 3:18, 1 coríntios 2:10
Para além de toda e qualquer definição, precisamos entender que o Espírito Santo é a 3ª pessoa da Trindade. Ele não é uma força ou energia, ele é uma pessoa. Ele é Deus! Ele foi nos deixado para nos guiar até o dia da volta de Jesus, nos consolando, guiando nossos passos, sondando nossos corações, nos convencendo de nosso pecado, da justiça de Deus, nos ajudando em nossas fraquezas… são tantos atributos que o Espírito Santo tem… A bíblia nos diz que ele nos ensina a orar, derrama amor em nossos corações, nos enche de temor e poder, autoridade para a pregação do evangelho, nos encoraja….
É importante que a gente dê a devida importância ao Espírito Santo, pois ele é o Espírito de Deus. Ele é aquele que nos preparará para encontrarmos com Cristo, nos moldando a imagem e semelhança de Jesus.
(Se vivemos pelo Espírito…)
Porque mergulhar?
Muitos cristãos vivem à margem da plenitude que Deus deseja. Conhecem a Palavra, frequentam cultos, oram... mas ainda não mergulharam. Vivem salvos, mas não cheios. A pergunta é: Por que Deus deseja que mergulhemos no Espírito? A resposta não está apenas no que recebemos, mas em quem nos tornamos ao mergulhar.
Jesus não promete gotas ou poças – Ele promete rios fluindo de dentro de nós. “Mergulhar” é permitir que esses rios deixem de ser uma promessa e se tornem realidade viva em nossas vidas.É viver além do natural, numa dimensão em que o céu invade a terra por meio de nós. É importante mantermos em mente que não fomos feitos apenas para sobreviver espiritualmente. Fomos chamados para transbordar.
Encher-se do Espírito não foi um pedido, foi uma ordem. Isso significa que não existe a menor possibilidade de sermos cristãos sem caminharmos com o Espírito Santo. A ordem “enchei-vos” no grego é presente contínuo: ou seja, "continuem sendo cheios".
Sem o Espírito Santo não conseguimos nos manter fieis ao Senhor. Somos frustrados e desanimados, pois sem ele somos apenas pecadores e pó da Terra.
Somente através da obra santificadora do Espírito conseguimos nos tornarmos a imagem de Jesus. Não há nenhum ser humano que consiga transformar-se a si mesmo sozinho. À medida que o buscamos, somos transformados.
Como mergulhar?
Atos 2:38, Lucas 11:13, Isaías 30:21
Frutos de uma vida mergulhada no espírito:
rodrigo.penasso@hotmail.com