Porque a páscoa é tão importante para nós, Cristãos?
Significado de páscoa:
A palavra “Páscoa” vem do hebraico Pessach, que significa “passagem”.
No judaísmo, é uma celebração que representa a libertação do povo hebreu da escravidão no egito.
O que a bíblia diz sobre a páscoa:
Êxodo 12
A bíblia, de gênesis a apocalipse, aponta para Cristo. Em êxodo, Deus estabelece como decreto perpétuo a comemoração da páscoa na noite em daria liberdade para os israelitas. A páscoa celebrava a passagem do povo de Deus do cativeiro egípcio para a Terra prometida. A páscoa significava liberdade.
O sangue do cordeiro, o anjo da morte, a saída do povo de Deus do Egito, tudo isso aponta para Cristo.
Para nós, Hoje:
João 19, 1 pedro 1:3, 1 coríntios 5:7 e 8,
A páscoa para nós, representa a morte e ressurreição de Cristo, pois esse sacrifício nos transportou do reino das trevas (escravidão) para o Reino de Deus (liberdade).
O sacrifício de um cordeiro perfeito e sem mácula garantiu ao povo de Israel a vida, e a libertação do cativeiro.
Depois disso, quando o povo estava andando pelo deserto, Deus estabeleceu algumas leis, dentre elas, as cerimoniais. Uma vez por ano, o povo de Israel deveria ir até o templo e apresentar ao sumo sacerdote uma oferta de sangue para remissão de pecados.
Quando Cristo vem na forma humana, deixa sua glória e assume o lugar da Cruz, se consuma ali o sacrifício perfeito.
O sacrifício de Jesus foi suficiente para pagar nossa dívida com o pecado e agora não precisamos mais de nenhum sacrifício, pois Cristo é o cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo! O sacrifício perfeito de Deus.
O véu rasgado é uma boa notícia:
Mateus 27:51, Hebreus 4:14,
O véu era o que separava, no santuário, o lugar santíssimo, onde a presença de Deus se revelava e somente o sumo sacerdote podia acessar.
O véu rasgado, na Cruz do calvário, significa que hoje não precisamos terceirizar nosso relacionamento com Deus. Cristo é nosso sacerdote. Temos acesso ao Pai porque Cristo rasgou o véu, nos reconciliando com Deus.
Romanos 5:10 e 11, 2 coríntios 5:18-20, Romanos 5:1
Relacionamento com Jesus:
1 timóteo 2:5, João 17:3
Como vimos anteriormente, hoje podemos ter um relacionamento com Deus. Podemos acessar a presença de Deus porque Jesus é nosso mediador. O único mediador entre Deus e os homens, não precisamos terceirizar nosso relacionamento com Ele. E se Deus entregou seu próprio filho para reconciliar consigo povos de todas as línguas, raças e nações, podemos entender que existe um desejo eterno no coração de Deus: ter comunhão com seus filhos e se revelar na pessoa de Jesus.
Rejeitar a presença de Deus é rejeitar um sacrifício que não foi você que pagou.
De que maneira mantenho um relacionamento com Jesus?
Tiago 4:8, Isaías 55:1-6, Jeremías 29:13
A resposta é mais simples do que parece: estando perto de Deus. Nos aproximando dele. Assim como um relacionamento real precisa de intimidade, com Deus é da mesma forma. Precisamos ter intimidade, conhecê-lo, gastar tempo, agradá-lo…
De todas as disciplinas espirituais que vão nos ajudar a manter num relacionamento profundo com Deus, vamos destacar a oração.
Oração:
Mateus 6
A oração é um meio poderoso de aprofundarmos nosso relacionamento com Deus, porque além de conhecermos a Deus, somos visitados por ele. A bíblia nos diz que ele nos vê quando nos colocamos no lugar secreto de devoção.
Algumas esferas da oração:
A bíblia nos adverte a estar sempre em oração (efésios 6:18 e 1 tessalonicenses 5:17)
Na prática:
DICAS PARA ORAR | Cortes Podcast Jesuscopy
Conclusão
A verdade é que somente através do Espírito Santo, vamos sendo guiados a esse lugar de devoção ao senhor. De amor maduro, de relacionamento profundo com Ele. E só conseguimos permanecer se enxergarmos Jesus como um tesouro precioso. Enquanto não colocarmos a presença de Deus no lugar de prioridade, nós não vamos conseguir estabelecer um relacionamento profundo com o Senhor.
rodrigo.penasso@hotmail.com